2013-04-01

地獄少女 [Jigoku Shoujo]


Jigoku Shoujo é um anime sobre uma garota chamada Ai (愛), que talvez ironicamente significa "Amor"
Ela realiza pedidos de vingança através de um website chamado Jigoku Tsushin, e é conhecida como Jigoku Shoujo (地獄少女), "Donzela do Inferno", mas apenas aqueles que guardam um grande rancor dentro de si conseguem acessar a página, e esta tende ser acessada exatamente a 00:00.
Se conseguir acessar uma tela como essa aparecerá com a seguinte mensagem: “Anata No Urami Harashimasu”(あなたの怨み、晴らします。) traduzindo: “Aliviarei a sua dor”, e abaixo uma caixa de mensagem onde você deve deixar o nome da pessoa que você odeia.
Imediatamente ou não, Ai aparece e lhe da um boneco de palha com um laço vermelho, e diz que para realizar a vingança, você deve fazer um contrato com ela, diz que quando uma alma é amaldiçoada, dois túmulos são cavados, ou seja, a pessoa amaldiçoada será enviada imediatamente ao inferno, mas um dia você também irá para lá e sofrerá por toda a eternidade. Para aceitar e finalizar o contrato, o contratante deve desfazer o laço do boneco, desfazendo o laço seu alvo é imediatamente enviado ao inferno, e o contratante recebe um marca como essa em seu peito:

 A marca para lembrá-lo de que um dia, após sua vida terminar, será enviado ao inferno.
Gostei muito de Jigoku Shoujo, tem muito conteúdo por trás dos episódios, cada um conta uma história distinta, são várias situações e com os mais variados tipos de pessoas, e com o passar dos episódios perceberá que a história se desenrola por vários anos.
Bom, ok Ai é uma vingadora, mas de onde surgiu a Donzela do Inferno? Porquê ela realiza essas vinganças?
Não vou contar! Hahaha
Mas há toda uma história por trás de quem é Enma Ai, ela não escolheu se tornar uma vingadora, não escolheu ser a donzela do inferno, e não é uma alma vazia como aparenta ser nos primeiros episódios, com o passar do tempo perceberá que até os olhos dela mudam, e aos poucos ela deixa de aparentar uma boneca sem expressão.
Vale muito a pena conferir Jigoku Shoujo, até mesmo há um jigoku Tsushin! O endereço é esse:
E adivinhem, só abre exatamente a 00:00 ^^
Caso tente acessar em qualquer outro horário verá apenas uma tela como essa:
 Se tiver ódio o bastante dentro de ti conseguirá falar com a Donzela, após digitar o nome do seu alvo.
Então se odeia alguém bora mandar o cara pro inferno! Ou parar pra pensar, se realmente vale a pena passar o resto da eternidade no inferno, na minha opinião é essa a grande marca da Ai.
Ela lhe dá uma escolha, lhe da a arma, mas no fim é você quem deve puxar o gatilho.
A arte é muito boa, os personagens tem traços muito bem feitos, as musicas são muito legais, é um anime que lhe faz refletir sobre algumas coisas.

Abaixo vou deixar uma musica que Ai cantava:

Sakura no hana ha itsu hiraku (Quando a cerejeira vai desabrochar?)
yama no osato ni itsu hiraku (Quando a vila da montanha se abrir)
sakura no hana ha itsu niou (Quando a cerejeira estará pronta?)
warau nana no ko asobu koro (Quando a sorridente menina de sete anos brincar)
sakura no hana ha itsu odoru (Quando a cerejeira irá dançar?)
utau nana no ko nemuru koro (Quando a cantante menina de sete anos dormir)
sakura no hana ha itsu kuchiru (Quando a cerejeira irá apodrecer?)
shinda nana no ko noboru koro (Quando a menina de sete anos voltar da morte)
” 

 

Hanafuda


Conheci Hanafuda Assistindo Summer Wars, que recomendo aos quatro cantos do mundo ^^
Não vou entrar em detalhes, pois muito provavelmente criarei um post sobre isso, então vamos ao hanafuda. =)
 A foto ao lado é do meu set Hanafuda, eu consegui comprá-lo uns belos 2 anos após aprender a jogar rs
É eu sei, muito triste... consegui comprar e apenas um, tentei encomendar outro com o vendedor, mas até hoje nada de email =/ é realmente difícil de encontrar uma baralho bem feito como esse por aqui, uma pena.
Bom, seguindo Summer Wars, eu aprendi a jogar Hanafuda Koi Koi. É ai que você me pergunta: "como assim Koi Koi? O que é isso??"
Assim como o baralho que estamos acostumados, o baralho de hanafuda serve para outras formas de jogos também, cada qual com suas regras, o que vou descrever é o Koi Koi. 
Um baralho de Hanafuda possui 48 cartas. São divididas em 12 "naipes" ( que seriam famílias na verdade) de 4 cartas cada. Cada família representa uma flor ou folha diferente, elas são Matsu (pinheiro), Ume (ameixeira), Sakura (cerejeira), Fuji (glicínia), Shobu (íris), Botan (peônia), Hagi (lespedeza), Susuki (eulália), Kiku (crisântemo), Momiji (bordo), Yanagi (salgueiro) e Kiri(paulínia). Elas costumam ser relacionadas aos meses do ano - Matsu seria janeiro e Kiri dezembro, etc.
Abaixo uma screen de todas as cartas divididas entre as 12 familias
 
As cartas do Hanafuda são divididas em quatro tipos: kasu ("lixo"), que só trazem a figura da flor ou folha; cada família tem dois kasu, exceto novembro, que só tem um, e dezembro, que tem três. Em seguida temos os tan ("faixas"), cuja ilustração traz uma faixa vertical pendurada junto às flores; nas famílias de abril, maio, julho e novembro esta faixa é vermelha e lisa (akatan), nas famílias de junho, setembro e outubro ela é azul (aotan), e nas famílias de janeiro, fevereiro e março ela é vermelha com um poema escrito dentro (tanzaku). O segundo tipo de carta mais valioso é conhecido como tane ("semente") e traz uma figura distintiva: um rouxinol (fevereiro), um cuco (abril), uma ponte (maio), duas borboletas (junho), um javali (julho), três gansos (agosto), um copo de saquê (setembro), um veado (outubro), ou uma andorinha (novembro). Finalmente, temos as cartas mais valiosas do baralho, chamadas hikari ("luzes"); as hikari são as cartas que chamam mais atenção, com as figuras mais bonitas: um grou em frente ao Sol (janeiro), uma cortina em frente às flores de cerejeira (março), uma Lua cheia (agosto), um homem caminhando na chuva com um guarda-chuva e um sapo (novembro) e uma fênix (dezembro).
Regras:
**/ Apenas lembrando há muitas regras para Hanafuda, se pesquisar google adentro verá que há muitas versões quanto ao valor de cada captura por exemplo, então postarei de acordo com as regras que jogo /** 

Distribuição: O Dealer embaralhará as cartas, e as dará para o outro jogador cortar. Após o corte, o carteador deverá distribuir as quatro primeiras cartas para o oponente, depois quatro para si, e colocar quatro cartas sobre a mesa, com a face virada para cima. O processo é repetido, para que cada jogador tenha 8 cartas em sua mão, e haja 8 cartas com a face para cima sobre a mesa. As cartas restantes são oferecidas novamente para o oponente cortar. Após este novo corte, elas são colocadas sobre a mesa para formar o Maço. (Já vi dizerem que há uma regra em que após distribuir as cartas, o jogador pode solicitar a troca de mão com o dealer e este não pode recusar, em jogos de computador e video game, nunca vi acontecer isso, então eu ignoro essa regra)
Jogando:
O Dealer começa jogando uma carta de sua mão que seja da mesma familia de uma que esteja sobre a mesa, assim capturando-a e colocando-a ao seu lado ambas de face para cima.
Em seguida, retira uma carta do maço e verifica se pode fazer uma outra captura com esta, se conseguir as cartas são capturadas e posicionadas ao seu lado junto as outras, caso não corresponda a nenhuma outra carta sobre a mesma, esta é posicionada sobre a mesa e o dealer passa sua vez.
O jogo continuará até que algum dos jogadores consiga Yaku, que é quando este conseguiu uma combinação de cartas que lhe renderá tentos.
Elas são:


 10 Kasu = 1 tento (+1 para cada kasu adicional)



5 Tan = 1 tento (+1 para cada tan adicional)




 5 Tane = 1 tento (+1 para cada tane adicional)





Ino-Shika-Chou = 5 tentos



 
Akatan = 6 tentos






Aotan = 6 tentos




Sankou = 6 tentos





Ame-Shikou = 8 tentos




Shikou = 10 tentos





Gokou = 15 tentos






E há os Yakus Adicionais

Tsukimi-zake (月見酒) - 5pts

Hanami-zake (花見酒) - 5pts

Teshi (手四) - 6pts
Se você estiver com 4 cartas de um mesmo naipe em sua mão, automaticamente recebe 6 tentos e encerra a rodada.

Kuttsuki (くっつき) - 6pts
Se você estiver com 4 pares de cartas na mão, automaticamente recebe 6 tentos e encerra a rodada.

Após conseguir um Yaku, o jogador tem a opção de parar e adicionar seus tentos obtidos ao seu total, ou continuar e tentar obter mais tentos (koi koi = venha, pode vir)
Detalhe: caso decida continuar e o outro jogador consiga um Yaku antes de você e decida parar, você perde seus tentos dessa rodada e o jogador que parou obtém os tentos que conseguiu, logo saber quando parar e continuar pode mudar totalmente o rumo da partida.

 Meu primeiro contato direto com o jogo foi através de jogava uma versão em flash que pode ser facilmente encontrada com a ajuda do nosso querido google, veja a foto. Não subestimem o flash haha, é bem dificil de vencer o computador! Inicialmente você começa com 10 pontos, para vencer tende chegar aos 50 e os pontos feitos pelo computador são subtraídos dos seus, após vencer uma vez você joga o modo Reverse, e vai descobrir porque a primeira rodada é tão dificil! É que na verdade no reverse as cartas que ficam no monte e que são jogadas na mesa sem que os jogadores vejam, ficará exposta, ou seja você jogará a carta de sua mão vendo qual será a proxima carta que irá para mesa, isso lhe dá uma grande vantagem, pois praticamente poderá capturar 2 pares de cartas em todas as rodadas. Ao que parece na primeira rodada o computador sabe quais cartas viram, assim como você vê no modo Reverse, isso falo por experiência, pois por diversas vezes ele joga estrategicamente e na maioria das vezes consegue dois pares ^^, dá para perceber pois algumas vezes você tem que escolher qual carta lhe melhor servirá, e vez ou outra acaba capturando uma carta que seria virada do monte na mesma rodada, e nunca vi o computador fazer isso na primeira rodada. O jogo é bem divertido, e demorado! Se não tiver paciência e (ou) um pouquinho de sorte, irá se demorar até vencer ^^ 

Há também um App para Android que pode ser obtido gratuitamente pelo google play chamado "Hanafuda Koi Koi free" (ah vá)
é muito bom, melhor que o flash kkk

Com o app você vai se habituar com as regras, e rapidamente aprende a jogar, depois de um tempo verá que hanafuda não é tão complexo como parece inicialmente, além de ser ótimo para exercitar a mente, e o melhor desse app é que é possível jogar com seus amigos! 
Eu já tenho o app e o baralho, só me falta os amigos! rs
 

2013-03-30

1リットルの涙 [1 Litro De Lágrimas]


É um Dorama (Drama) japonês, baseado na história de Kifuji Aya. O dorama se desenvolve sobre uma doença chamada “Degeneração Espinocerebelar”, uma doença progressiva e rara, e por sua vez, cruel. Resumidamente, o portador da doença aos poucos perde o controle do seu corpo, as células nervosas do cerebelo, tronco cerebral e a medula espinhal são destruídas, aos poucos, porém o cérebro se mantem vivo, ou seja, enquanto aos poucos perde o dom de falar, caminhar, escrever, etc, o portador está totalmente ciente de sua condição, mesmo tentando seu corpo não responde.
A protagonista da série é Ikeuchi Aya, uma garota feliz e com grandes sonhos, como qualquer garota, ajuda seus pais na loja da família antes de ir para a escola, pratica basquete, é uma boa aluna e uma excepcional Irmã mais velha.
Logo no começo da série Aya já demonstra sinais de sua doença, sua mãe Ikeuchi Shioka é a primeira a suspeitar que há algo de errado com Aya, pois a mesma vive caindo, e a leva ao hospital para fazer alguns exames. No começo Shioka não quer aceitar o diagnóstico e procura de todas as maneiras uma resposta diferente. Mesmo que a mãe ainda não a contara Aya aos poucos começa a perceber que há algo de errado com ela, além dos tombos, percebe que há momentos em que seu corpo não responde como deveria.
Aya é aconselhada por seu médico a manter uma espécie de diário de tudo que lhe acontece ao decorrer dos dias, e através destes que o mundo todo veio a conhecer Aya.

É sem sombra de duvidas uma das histórias mais lindas e emocionantes que tive o prazer de conhecer, é realmente triste, o título realmente descreve a história, mas o que mais impressiona é a força de vontade de seguir em frente de Aya, mesmo perdendo um pouquinho de si a cada dia, deixando de “poder” fazer até mesmo as coisas mais simples, que pouco damos valor, ela tentou e tentou e foi uma campeã, minha eterna heroína.

Mesmo derramando 1 Litro de Lágrimas, todos deveriam ver esse Dorama, é mais que uma história triste, está muito além de sentir pena de uma garota com uma doença cruel, não senti pena da Aya, mas sim muito “Orgulho”.



Algumas frases e Poemas da Aya

"Porque essa doença me escolheu?
Destino é algo que não se pode colocar em palavras."

"Quero construir uma máquina do tempo e voltar ao passado.
Se não fosse por essa doença, eu conseguiria me apaixonar e não depender de ninguém para viver."

"Com tanta raiva, com tanta vergonha, sem poder fazer nada...
Eu choro. Que fraca, não?"

"Não tem como, estou triste.
Estou só! Estou só!
Tempo! Pare!"

"No céu azul, eu vi as nuvens brancas flutuarem de um modo lindo."
"Eu não direi mais que quero voltar àquele dia.
Vou viver aceitando o eu de agora."


"Ontem eu disse 'adeus' à você.
Você também disse 'adeus'.
Quaisquer palavras que falássemos,
Fiquei feliz em poder conversar com você."


"Aceite a realidade."


"Apesar de ter me machucado com esses olhares sem coração,
Eu percebi que havia também olhares de gentileza.
Por isso eu não vou fugir.
Assim eu farei, com certeza, sempre."


"Não posso fugir das pessoas, isso seria fugir de mim mesma."

"A alegria vem depois da tristeza."

"Não posso amolecer.
Serei rigorosa comigo mesma.
É meu próprio corpo, por isso, não posso desistir."


"Eu sinto que sou amada. Dentro do calor da minha família."


"Eu gosto do som das bolas ecoando no ginásio.
Da sala quieta depois da aula.
Da paisagem que se vê da janela.
Do piso de madeira do corredor.
Das conversas em frente à sala de aula.
Gosto de tudo.
Talvez eu só esteja incomodando,
Talvez eu não esteja ajudando ninguém,
Mesmo assim, eu quero ficar aqui.
Afinal aqui é o lugar onde estou."

(Escrito quando Aya tem que ser transferida para uma escola para deficientes)

"Eu agradeço por ser vista igualmente pelos meus amigos
'Eu passei a gostar de ler graças à você',
Foi o que me disseram.
'Ah, que bom.'
Eu não causei apenas incômodo a elas.
Pensando assim, não me importei muito."


"Faltam quatro dias até o fim das aulas.
Parece que por minha causa,
todos estão segurando mil garças de papéis.
A imagem deles segurando-os com tanto esforço,
Guardarei no fundo dos meus olhos,
Para que eu nunca esqueça, mesmo estando separados.
Mas...
Eu queria que dissessem:
'Aya-chan, não vá'."


"Foi preciso 1 litro de lágrimas."
 
"Felicidade?
Você é feliz?
Estou à procura,
no fundo do meu coração,
Para que eu seja feliz."

"O que tem de mais em cair?
Você pode se levantar de novo.
Se olhar o céu depois de cair, o céu azul, hoje também,
se estende infinitamente e sorri."


"Eu estou viva!"

A Luz da manhã

Em frente ao portão desta escola, há uma parede.
Acima dessa parede, vê-se a luz da manhã repousando sobre ela.
Um dia, quando olho para cima,
A parede faz uma respiração breve.
Essa parede é o meu obstáculo.
Mesmo que eu grite, mesmo que eu chore, ela não desaparece.
Mas, no momento em que o Sol bate,
Também não bateu nesta parede?
Sendo assim, mesmo eu parece que vou encontrar.
Vou encontrar!"
Kifuji Aya 

"Parando os meus pés, vou viver o presente!
Mesmo que um dia eu perca o sonho que desisti, não é bom passar para outra pessoa?
As pessoas não deviam viver o passado,
É o suficiente fazer o possível no presente."


"Não consigo mais voltar ao passado.
Nem meu coração, nem meu corpo."


"Encontro-Separação-Encontro.
Todas as pessoas são seres que não conseguem viver sozinhos."


"Ao lembrar do passado as lágrimas escorrem inevitávelmente.
A realidade é muito cruel, muito rígida.
Não posso nem ao menos sonhar.
Se imaginar o futuro, ainda outras lágrimas escorrem."


"Por qual motivo estou vivendo? Aonde eu devo ir?
Apesar de não conseguir respostas, se escrever meus sentimentos ficam melhores.
Estou à procura de muitas mãos.
Mas não consigo alcançá-las, não consigo notá-las,
Apenas sigo em direção à escuridão.
E apenas ouço minha voz que grita sem esperanças."


"Amor.
Não tenho nada além de apenas viver me agarrando a isso."


"Não seja impaciente. Não ambicione. Não desista.
Todos caminham um passo de cada vez."


"Não sou a única que sofre.
Aqueles que não são etendidos, aqueles que não entendem, ambos são ruins.
Se eu fosse uma flor, minha vida seria um botão.
Esse começo da juventude, quero guardar sem arrependimentos."


*23 de maio de 1988. 0:55 da manhã Kifuji Aya dorme para sempre aos 25 anos. Cercada por flores, ela parte.
O diário que Aya escreveu desde os 15 anos, vendeu até hoje, 1.800.000 cópias.
Mesmo passando 29 anos, o seu diário continua a transmitir coragem a muitas pessoas.*