2013-04-01

Hanafuda


Conheci Hanafuda Assistindo Summer Wars, que recomendo aos quatro cantos do mundo ^^
Não vou entrar em detalhes, pois muito provavelmente criarei um post sobre isso, então vamos ao hanafuda. =)
 A foto ao lado é do meu set Hanafuda, eu consegui comprá-lo uns belos 2 anos após aprender a jogar rs
É eu sei, muito triste... consegui comprar e apenas um, tentei encomendar outro com o vendedor, mas até hoje nada de email =/ é realmente difícil de encontrar uma baralho bem feito como esse por aqui, uma pena.
Bom, seguindo Summer Wars, eu aprendi a jogar Hanafuda Koi Koi. É ai que você me pergunta: "como assim Koi Koi? O que é isso??"
Assim como o baralho que estamos acostumados, o baralho de hanafuda serve para outras formas de jogos também, cada qual com suas regras, o que vou descrever é o Koi Koi. 
Um baralho de Hanafuda possui 48 cartas. São divididas em 12 "naipes" ( que seriam famílias na verdade) de 4 cartas cada. Cada família representa uma flor ou folha diferente, elas são Matsu (pinheiro), Ume (ameixeira), Sakura (cerejeira), Fuji (glicínia), Shobu (íris), Botan (peônia), Hagi (lespedeza), Susuki (eulália), Kiku (crisântemo), Momiji (bordo), Yanagi (salgueiro) e Kiri(paulínia). Elas costumam ser relacionadas aos meses do ano - Matsu seria janeiro e Kiri dezembro, etc.
Abaixo uma screen de todas as cartas divididas entre as 12 familias
 
As cartas do Hanafuda são divididas em quatro tipos: kasu ("lixo"), que só trazem a figura da flor ou folha; cada família tem dois kasu, exceto novembro, que só tem um, e dezembro, que tem três. Em seguida temos os tan ("faixas"), cuja ilustração traz uma faixa vertical pendurada junto às flores; nas famílias de abril, maio, julho e novembro esta faixa é vermelha e lisa (akatan), nas famílias de junho, setembro e outubro ela é azul (aotan), e nas famílias de janeiro, fevereiro e março ela é vermelha com um poema escrito dentro (tanzaku). O segundo tipo de carta mais valioso é conhecido como tane ("semente") e traz uma figura distintiva: um rouxinol (fevereiro), um cuco (abril), uma ponte (maio), duas borboletas (junho), um javali (julho), três gansos (agosto), um copo de saquê (setembro), um veado (outubro), ou uma andorinha (novembro). Finalmente, temos as cartas mais valiosas do baralho, chamadas hikari ("luzes"); as hikari são as cartas que chamam mais atenção, com as figuras mais bonitas: um grou em frente ao Sol (janeiro), uma cortina em frente às flores de cerejeira (março), uma Lua cheia (agosto), um homem caminhando na chuva com um guarda-chuva e um sapo (novembro) e uma fênix (dezembro).
Regras:
**/ Apenas lembrando há muitas regras para Hanafuda, se pesquisar google adentro verá que há muitas versões quanto ao valor de cada captura por exemplo, então postarei de acordo com as regras que jogo /** 

Distribuição: O Dealer embaralhará as cartas, e as dará para o outro jogador cortar. Após o corte, o carteador deverá distribuir as quatro primeiras cartas para o oponente, depois quatro para si, e colocar quatro cartas sobre a mesa, com a face virada para cima. O processo é repetido, para que cada jogador tenha 8 cartas em sua mão, e haja 8 cartas com a face para cima sobre a mesa. As cartas restantes são oferecidas novamente para o oponente cortar. Após este novo corte, elas são colocadas sobre a mesa para formar o Maço. (Já vi dizerem que há uma regra em que após distribuir as cartas, o jogador pode solicitar a troca de mão com o dealer e este não pode recusar, em jogos de computador e video game, nunca vi acontecer isso, então eu ignoro essa regra)
Jogando:
O Dealer começa jogando uma carta de sua mão que seja da mesma familia de uma que esteja sobre a mesa, assim capturando-a e colocando-a ao seu lado ambas de face para cima.
Em seguida, retira uma carta do maço e verifica se pode fazer uma outra captura com esta, se conseguir as cartas são capturadas e posicionadas ao seu lado junto as outras, caso não corresponda a nenhuma outra carta sobre a mesma, esta é posicionada sobre a mesa e o dealer passa sua vez.
O jogo continuará até que algum dos jogadores consiga Yaku, que é quando este conseguiu uma combinação de cartas que lhe renderá tentos.
Elas são:


 10 Kasu = 1 tento (+1 para cada kasu adicional)



5 Tan = 1 tento (+1 para cada tan adicional)




 5 Tane = 1 tento (+1 para cada tane adicional)





Ino-Shika-Chou = 5 tentos



 
Akatan = 6 tentos






Aotan = 6 tentos




Sankou = 6 tentos





Ame-Shikou = 8 tentos




Shikou = 10 tentos





Gokou = 15 tentos






E há os Yakus Adicionais

Tsukimi-zake (月見酒) - 5pts

Hanami-zake (花見酒) - 5pts

Teshi (手四) - 6pts
Se você estiver com 4 cartas de um mesmo naipe em sua mão, automaticamente recebe 6 tentos e encerra a rodada.

Kuttsuki (くっつき) - 6pts
Se você estiver com 4 pares de cartas na mão, automaticamente recebe 6 tentos e encerra a rodada.

Após conseguir um Yaku, o jogador tem a opção de parar e adicionar seus tentos obtidos ao seu total, ou continuar e tentar obter mais tentos (koi koi = venha, pode vir)
Detalhe: caso decida continuar e o outro jogador consiga um Yaku antes de você e decida parar, você perde seus tentos dessa rodada e o jogador que parou obtém os tentos que conseguiu, logo saber quando parar e continuar pode mudar totalmente o rumo da partida.

 Meu primeiro contato direto com o jogo foi através de jogava uma versão em flash que pode ser facilmente encontrada com a ajuda do nosso querido google, veja a foto. Não subestimem o flash haha, é bem dificil de vencer o computador! Inicialmente você começa com 10 pontos, para vencer tende chegar aos 50 e os pontos feitos pelo computador são subtraídos dos seus, após vencer uma vez você joga o modo Reverse, e vai descobrir porque a primeira rodada é tão dificil! É que na verdade no reverse as cartas que ficam no monte e que são jogadas na mesa sem que os jogadores vejam, ficará exposta, ou seja você jogará a carta de sua mão vendo qual será a proxima carta que irá para mesa, isso lhe dá uma grande vantagem, pois praticamente poderá capturar 2 pares de cartas em todas as rodadas. Ao que parece na primeira rodada o computador sabe quais cartas viram, assim como você vê no modo Reverse, isso falo por experiência, pois por diversas vezes ele joga estrategicamente e na maioria das vezes consegue dois pares ^^, dá para perceber pois algumas vezes você tem que escolher qual carta lhe melhor servirá, e vez ou outra acaba capturando uma carta que seria virada do monte na mesma rodada, e nunca vi o computador fazer isso na primeira rodada. O jogo é bem divertido, e demorado! Se não tiver paciência e (ou) um pouquinho de sorte, irá se demorar até vencer ^^ 

Há também um App para Android que pode ser obtido gratuitamente pelo google play chamado "Hanafuda Koi Koi free" (ah vá)
é muito bom, melhor que o flash kkk

Com o app você vai se habituar com as regras, e rapidamente aprende a jogar, depois de um tempo verá que hanafuda não é tão complexo como parece inicialmente, além de ser ótimo para exercitar a mente, e o melhor desse app é que é possível jogar com seus amigos! 
Eu já tenho o app e o baralho, só me falta os amigos! rs
 

7 comentários:

  1. Eu tbm tenho o baralho, o app, não mais porque levaram meu cel i-i, é difícil arrumar alguém para jogar, só tenho um amigo que sabe praticamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, é mais facil conseguir o baralho do que alguém para jogar ^^

      Excluir
  2. Eu vi recentemente um baralho deste que custa 120 reais. Caríssimo!
    Eu TB sei jogar hanafuda koi koi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é se nao me engano eu paguei na época uns 80 reais nesse baralho, mas é lindo e por ser um item original da nintendo o valor é bem justo

      Excluir
  3. Queria que alguém fizesse um vídeo sobre como jogar esse jogo , pois aprendo olhando e não lendo.

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz minhas próprias cartas e ainda tenho um parceiro , é muito legal !!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!